Busca Cartório

Documentos para cidadania italiana

Quem deseja obter a cidadania italiana precisa, antes de tudo, verificar se ela possui os requisitos pedidos pelo país. Após essa verificação, o interessado deve ir em busca dos documentos necessários para dar entrada no processo para obter a cidadania italiana. 

Os documentos que são solicitados pelo Consulado têm como objetivo informar a respeito do reconhecimento da cidadania italiana, ou seja, é a partir da árvore genealógica que você poderá avaliar quais são os familiares responsáveis por transmitir o sobrenome italiano. Muitas pessoas acham que para a construção de uma árvore genealógica é necessário que sejam feitos buscas presenciais na cidade em que estão os registros, mas não é, já que é possível encontrar informações nos cartórios ou até mesmo em portais eletrônicos.  

Ao solicitar entrada no processo para o reconhecimento da cidadania italiana é necessário verificar que todos os documentos pedidos estejam traduzidos do português para o italiano, além de estarem autenticados. Contudo, no ano de 2016 foi possível ter uma maior praticidade no processo de cidadania, tendo em vista que a Apostila de Haia passou a ficar disponível para obtenção em qualquer cartório, ao contrário do que ocorria antigamente, quando o acesso era obtido por meio do Consulado. 

Os documentos necessários para a cidadania italiana variam de acordo com o parentesco pelo qual você obteve o sobrenome. Abaixo fizemos uma lista com os principais documentos pedidos para o reconhecimento, no processo de linha paterna e materna: 

– Certidões de Nascimento (originais); 

– Certidões de Casamento (originais); 

– Certidões de Óbito (originais); 

– Certidão Negativa de Naturalização (essa somente para o italiano). 

Assim, se o seu avô, bisavô ou pai seja italiano os documentos descritos acima são necessário para dar entrada ao processo de reconhecimento de cidadania. É importante lembrar que, em casos que não sejam os citados é acima, o interessado precisa pesquisar os documentos necessários para cada caso. 

Além dos documentos pedidos e citados acima, o interessado também precisa apresentar uma documentação específica sobre ele, tais como: 

  • Ficha de Cadastro, que deve ser entregue devidamente preenchida, datada e assinada pelos requerentes que são maiores de idade (a ficha encontra-se disponível nos portais eletrônicos de alguns consulados); 
  • Cópia simples da Carteira de Identidade (RG); 
  • Comprovante de residência nominal e recente. Esta documentação também só é válida para requerente que seja maior de idade. Se a pessoa for casada, é possível entregar o comprovante no nome do cônjuge. 

É importante lembrar que a pessoa também tem a opção de realizar o pedido para obtenção da cidadania no Consulado presente na Itália. Muitas pessoas optam por realizar o pedido desta forma, já que se torna mais prática a pesquisa para encontrar os documentos necessários. 

Além disso, no caso da cidadania italiana, as modificações na Convenção de Haia não modificaram os requisitos necessários para dar entrada ao processo de cidadania. O que modificou com a disponibilidade da Apostila é a praticidade para o trâmite processual que envolve o pedido de cidadania italiana, de acordo com as leis do país.  

Deixe um comentário