Busca Cartório

Para que serve um certificado digital?

O certificado é uma das formas de obter segurança no meio eletrônico de maneira mias rápida e permite realizar trabalhos sem tantas preocupações. Mas pouca gente não sabe nem para que serve um certificado digital. De maneira simples, o certificado digital é o documento responsável por proteger asa informações no ambiente virtual. 

Desta forma, o certificado digital funciona como uma assinatura, sendo que o procedimento para obtenção da certificação é realizado de maneira a manter a segurança, tendo em vista que a tecnologia proporciona autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas disponíveis pelo requerente. Essa assinatura, portanto, funciona como uma carteira de identidade dentro do ambiente eletrônico. 

Assim, a certificação digital, seja para o meio físico ou jurídico, ajuda a trazer maior simplicidade e agilidade nos processos. Deste modo, aquilo que se faria presencial para ter mais segurança passa a ser feito no meio eletrônico, também de forma segura, e conferindo a legalidade da mesma forma que ocorreria se fosse feito de forma presencial. 

Dentre as principais atividades que podem ser seguradas pro um Certificado Digital estão a assinatura e envio documentos pela internet; realização de transações bancárias; envio de declarações da sua empresa; assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário; realização de transações bancárias; e o “login” em ambientes virtuais com segurança. 

É possível encontrar, até mesmo na internet, diversas empresas que fornecem o serviço, mantendo a garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos e também realizando as atividades com menos burocracias, ou seja, dispensando a necessidade de reconhecer firma.  

Dentre os tipos de certificação digital encontradas está a por CNPJ, que funciona como um CNPJ virtual, e é comumente utilizada para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias. Há ainda a e-CPF que, neste caso, funciona como um CPF virtual, e que pode ser utilizada em diversas atividades que exijam a assinatura digital. 

Deixe um comentário