Busca Cartório

Qual a função de um correspondente jurídico?

Também denominado de advogado de apoio, o correspondente jurídico é o profissional responsável por oferecer um leque de serviços dentro da área do Direito, e com capacitações para tal. Dentro dessa ampla diversidade de serviços a serem realizados, o correspondente jurídico entra em acordo com a empresa para qual trabalhará, a fim de designar as atividades que serão realizadas por ele. 

Dentre as principais funções exercidas pelo correspondente jurídico está a realização de  audiência, sejam elas de conciliação ou julgamento. Na maioria dos casos, as audiências são realizadas em juizados especiais e, por isso, muitos escritórios de advocacia buscam o serviço do advogado de apoio para a realização dessas atividades, já que é necessária a presença do advogado – mas não necessariamente a de um profissional do próprio escritório. 

Além da participação na realização de audiências, o correspondente jurídico também é bastante solicitado para dar maior agilidade às diligências acessórias ao processo. Deste modo, será o correspondente o responsável por recolher custos, taxas judiciais, bem como de atender tempestivamente às ordens do magistrado, e protocolizar petições e recursos, bem como também realizar o pagamento dos honorários de peritos e ter o conhecimento sobre os autos que constituem o processo do qual ele está participando. 

Por ser uma função que contém a realização de muitas atividades fora do ambiente de um escritório é considerada uma boa opção para profissionais recém-formados que precisam adquirir experiência na área do Direito. Outro grupo que muito se utiliza da correspondência jurídica são os profissionais que querem obter uma renda extra. 

Há inclusive alguns portais eletrônicos que possibilitam a realização de cadastro para que escritórios de advocacia e empresas selecionem o profissional que realizará as atividades de advogado correspondente. Pesquise bastante e, caso tenha interesse, realize o cadastro em um site de confiança. 

Deixe um comentário